Seminário Santo Oscar Romero inicia ano letivo e recebe novo reitor

Nesta segunda-feira (7), iniciou-se o ano formativo do Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, localizado em Petrópolis. O Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, presidiu a Santa Missa de apresentação e juramento do novo reitor do seminário, Padre Sérgio Brandão e apresentação do diretor espiritual residente, Padre Luís Claudio Santa Anna.

O reitor do seminário colabora com o Bispo diocesano, que é o primeiro responsável da formação dos seminaristas. O reitor tem a função de coordenar e garantir a harmonia do processo formativo, valorizando as dimensões espiritual, intelectual, humano-afetiva, pastoral e missionária, como explicou o Padre Sérgio Brandão. “A expectativa é continuar a exercer o serviço de ajudar os seminaristas para que tenham uma formação de qualidade. Após 4 anos como reitor do Seminário Propedêutico, agora tenho uma missão muito mais desafiadora e exigente”, pontuou.

Nesta Celebração Eucarística, também foram acolhidos os novos seminaristas que deram início ao processo formativo no Seminário Maior: Alexandre Gil, Carlos Daniel, Carlos Vinicius Nagib, Cayro Gabriel e Gabriel Alvim. Para eles, esta nova etapa será de muita confiança e ânimo nos planos de Deus, como contou o seminarista Cayro. “A palavra que define esse início do Período do Discipulado - isto é, a Filosofia - é o entusiasmo. Muito ânimo e confiança em Deus que nos chama a dar mais esse passo no processo formativo. Todo o período de formação tem como objetivo nos ajudar a discernir o chamado do Senhor e nos preparar para servir o povo de Deus. E uma dessas dimensões da formação é a dimensão intelectual. São José Maria Escrivá nos diz que: ‘Para o Apóstolo moderno; uma hora de estudos é uma hora de oração’”, finalizou.