Missa da Região Pastoral de VR pelo Centenário faz memória da Greve da CSN

No último domingo (13), aconteceu na Co-Catedral de Nossa Senhora das Graças a Santa Missa da Região Pastoral de Volta Redonda pelo Centenário da Diocese. Ao longo deste Ano Jubilar, será realizada uma Missa comemorativa em cada região pastoral da Diocese, destacando um fato histórico daquela localidade. Em Volta Redonda, se fez memória da luta dos trabalhadores, ocorrida em 1988, no movimento grevista dos operários da CSN. Naquela época, a Diocese foi solidária aos profissionais, sendo apoio nas negociações e no acolhimento. A Igreja diocesana apoiou a causa da justiça junto aos trabalhadores.

Em sua homilia, o Bispo diocesano explicou como este fato foi de suma importância para o munícipio e consequentemente para a história da Diocese. “Particularmente, momento muito marcante para a vida da cidade de Volta Redonda  e de toda a Igreja que se envolveu, juntamente com o Bispo da época, Dom Waldyr Calheiros, na atenção e na proximidade em relação aos operários. Momento muito desafiador, em que a Igreja esteve presente, solidária com os operários”, pontuou. Ele ainda complementou frisando o papel da Igreja de sempre ficar do lado da verdade e da justiça, como ensina o Evangelho. “Fazemos a memória de uma Igreja presente, próxima dos que mais precisavam, sem partidarismo, sem ideologia, na fidelidade radical ao Evangelho. Portanto, hoje, nessa Eucaristia, queremos fazer essa memória, para que, na realidade em que vivemos, a Igreja nunca deixe de estar ao lado dos pobres e dos que mais precisam, de forma que a justiça, a fraternidade e a paz sejam sempre buscadas, como testemunho nosso: autêntico testemunho do discipulado de Cristo”, afirmou Dom Luiz.

A iniciativa da realização da Missa visa permitir que os fiéis possam juntos recordar e celebrar vários momentos importantes vividos enquanto Igreja diocesana. Vários desses acontecimentos, em cada região pastoral, relatam as adversidades que as pessoas enfrentaram ao longo desses cem anos de história. Muitos foram os fiéis que estiveram presentes na greve e não apenas leigos, mas também membros do clero, como é o caso do Padre Juarez Sampaio, que era metalúrgico. “Eu, como testemunha ocular deste momento memorável da nossa cidade, vejo que essa nossa Igreja de Volta Redonda já fez tanto e tem muito a fazer, pois os desafios batem à nossa porta: a miséria, a pobreza em nossas periferias, com os nossos jovens; chamam-nos para que neste tempo sejamos testemunhas desta Igreja, que acolhe a vida e acolhe quem precisar da gente”, disse.

Celebrar o Centenário da diocese é uma comemoração coletiva, padres, diáconos, religiosos e leigos, devem juntos comemorar esta data única na história de toda a região diocesana. “Por isso, meu irmão e minha irmã, apesar de tudo que estamos vivendo, das dores deste tempo presente, que possamos seguir em frente, nos encher de esperança e com coragem viver este Centenário, para que no futuro possamos bem louvar e bendizer a Deus os anos de nossa Igreja diocesana”, finalizou o Padre Paulo Sérgio de Almeida, coordenador diocesano de pastoral.

Ao término da Santa Eucaristia, Dom Luiz Henrique deu uma bênção aos metalúrgicos presentes.