Sensibilização da Campanha da Fraternidade 2022 reflete sobre a Educação

No último sábado (21), aconteceu a live de Sensibilização da Campanha da Fraternidade 2022 nas redes sociais da Diocese. Neste ano, será debatido o tema Fraternidade e Educação, apoiados no lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31, 26). O encontro contou com a participação do Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, do Assessor Diocesano da Pastoral da Educação, Padre José Vidal Amorim, e de agentes da Pastoral da Educação e outras pastorais sociais.

Atualmente, são diversos os problemas no Brasil e no Mundo relacionados à educação, que ainda é muito fragilizada, como explicou o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique. “As condições que devemos criar, acredito que seja esse o desejo do Papa, criar caminhos adequados para enfrentar os desafios de uma educação fragilizada. Da nossa parte, como pessoas de fé, devemos unir nossas forças para que haja uma educação de qualidade. Nós temos a luta e o combate ao individualismo, também somamos nossas forças em relação ao uso dos recursos do planeta”. Ele ainda completou falando sobre o conselho que o Santo Padre, o Papa Francisco, faz a todos os católicos. É preciso mudar o mundo amparado na educação. “O Papa nos alerta que precisamos mudar o mundo pela educação; uma educação de qualidade, uma educação que respeita o ser humani, uma educação que não seja meramente técnica, mas que chegue ao coração, que sensibilize as pessoas para o caminho do bem e do amor”, ressaltou Dom Luiz Henrique.

A Sensibilização da Campanha da Fraternidade vem justamente ser uma porta de entrada para a reflexão voltada a este tema, tão importante. “Essa live é para a gente mostrar a grande sabedoria de Deus diante da educação. Temos o lema, então a gente vai ao longo desse ano mergulhar na Palavra de Deus e levar a educação para a vida, em todas as dimensões: a vida integral do ser humano. Convidamos todas as pessoas, pais, famílias, educadores a desafiar diante da educação esse ano e se comprometer cada vez mais com a palavra que o Papa Francisco nos diz", pontuou Marylilia, coordenadora diocesana da Pastoral da Educação.

A Campanha da Fraternidade começará a partir do dia 2 de março e é muito importante o envolvimento e participação de todos, afinal é uma causa coletiva. O assessor diocesano da Pastoral da Educação, Padre José Vidal, apontou sobre a educação ser tema presente sempre e a necessidade de poder contar com maior número de pessoas. “A Campanha tem data marcada para começar e terminar, campanha significa um esforço que a gente vai procurar fazer para envolver o maior número de pessoas nessa causa, mas agora é claro que essa preocupação é constante. Então, alguns lugares já começaram os estudos e isso é de fundamental importância. No dia 3 a gente dá início à Campanha, ou seja, vamos intensificar essa proposta para que ela possa ganhar corpo ao longo dos anos, porque em nossa reflexão a educação será sempre tema presente”, finalizou.