Missa da Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma

Na última quarta-feira (2), a Igreja celebrou a Quarta- feira de Cinzas. Na Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda, a Santa Missa que marca o início da Quaresma foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, na Co- Catedral de Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda. Além do Bispo, estiveram presentes o Padre Mayron José e os diáconos Adalberto Carlos e Ronaldo de Azevedo.

Em sua homilia, Dom Luiz Henrique destacou sobre permitir que a Quaresma seja um período de conversão na vida de cada fiel. “Neste dia, oferecemos como sinal de expressão deste caminhar de conversão e mudança de vida, recebemos em nossas cabeças as cinzas. A cinza, pó, é para recordar a realidade humana terrena, passageira e fugaz. Nós viemos de Deus e voltamos para ele. De modo que, o nosso caminhar nessa terra deve ser de contínua avaliação e reavaliação, de procedimentos e atitudes, para que nos conformemos àquele que nos fez à sua imagem e semelhança”, pontuou. Ele ainda completou dizendo que a imposição das cinzas é um comprometimento com Deus. “As cinzas não são um pó mágico; é um compromisso que todos nós assumimos de conversão e mudança de vida. Ao receber as cinzas, nos comprometemos com o Senhor”.

Para este tempo quaresmal, é necessário firmar-se na oração, esmola e jejum. “Oração, gestos de solidariedade e também atitudes que nos ajudam a nos desprender daquilo que nos amarra e que nos impede de progredir na fé, que se chama jejum. Assim, vamos caminhando, meditando a Palavra de Deus, aproveitando bem a Campanha da Fraternidade, de modo que seja um período bastante fecundo de conversão e de vida nova em Cristo”, explicou Dom Luiz Henrique.

Também nesse dia, foi lançada a Campanha da Fraternidade 2022. Este ano com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), a CF abordará sobre a Fraternidade e a Educação. O Bispo diocesano explica que este deve ser um momento de reflexão. “O Papa Francisco nos diz que o mundo só será transformado se mudar a educação, no sentido de uma educação de qualidade. Uma formação dos valores da nossa fé, da solidariedade, vamos aproveitar bem esse período de reflexão, educação e fraternidade”, finalizou.