Vicariatos Episcopais são instituídos na Diocese

O Vicariato é um meio evangelizador descentralizado, trata-se de uma estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades do bispo. Neste mês de julho serão realizadas as Santas Missas de ereção canônica dos Vicariatos e as posses dos Vigários Episcopais na Diocese. Dessa forma, as regiões pastorais passam a ser Vicariatos Episcopais, sendo eles: Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí.

A instituição do Vicariato de Resende e a posse do Padre Paulo Sérgio Nogueira como Vigário Episcopal será no dia 9 de julho, às 19h, na Igreja Cristo Ressuscitado. Em Barra do Piraí ocorrerá no dia 10, às 18h, na Igreja São Benedito com a posse do Padre Carlos Alberto Júnior.

No fim de semana seguinte será a vez dos Vicariatos de Volta Redonda e Barra Mansa. No domingo, dia 17, às 09h, na Co- Catedral de Nossa Senhora das Graças acontecerá a Celebração Eucarística da instituição do Vicariato de Volta Redonda e a posse do Vigário Episcopal, Padre Juarez Sampaio. Também nesse dia, às 19h, será a Santa Missa da instituição do Vicariato de Barra Mansa, na Igreja São Sebastião e com a posse do Vigário Episcopal, Padre José Arimatéia.

Os Vicariatos e seus respectivos Vigários Episcopais atuarão em plena comunhão com o Bispo diocesano, Dom Luiz Henrique, que é o princípio e centro da unidade nesta Igreja particular.