Confira a Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

O dia 1º de setembro detém relevância para a Igreja no mundo. A data marca o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”. Neste ano, o Papa Francisco escolheu o tema ‘Escuta a voz da Criação’, para fomentar em todos os compromissos concretos para cuidar de nossa casa comum.

Esta data inaugura o “Tempo da Criação”, que vai até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis – uma iniciativa ecumênica inspirada pelo Patriarcado de Constantinopla que une os cristãos em torno da necessidade de uma conversão ecológica.

Em Audiência Geral nesta quarta-feira, 31, Francisco recordou a data comemorativa deste 1° de setembro. O Tempo da Criação é tradicionalmente um tempo ecumênico inspirado pelo Patriarcado de Constantinopla para unir os cristãos por uma conversão ecológica. Um apelo reforçado pelo próprio Pontífice na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, divulgada em 21 de julho, ao exortar a consciência - primeiro - dos fiéis sobre o tema, já que estão expostos a "um antropocentrismo despótico que provocam, por sua vez, as mudanças climáticas".

Na Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, assumimos compromissos concretos para a preservação da Casa Comum. Podemos verificar essas ações nos gestos sociais e oracionais dos últimos meses.

Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique

Por que devemos ter o zelo neste dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação?

O Papa Francisco em sua mensagem pelo Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação recorda que devemos escutar a voz da criação e, nos convida a neste tempo especial, ter uma verdadeira conversão ecológica, ou seja, para podermos responder à catástrofe ecológica pressagiada já em 1970 por S. Paulo VI. Por isso, a importância de celebrar esse dia Mundial de oração pelo cuidado da criação.

O que a Palavra de Deus diz a respeito do Cuidado da Criação?

Devemos recordar que tudo que existe foi criado por Deus. Ele criou todas as coisas para o nosso bem. Devemos, portanto, cuidar desse bem tão precioso que o Senhor nos deu, ou seja, a natureza para nossa própria sobrevivência. Neste sentido, cuidar, como está no livro dos Gênesis, deste belo jardim, deve ser tarefa de todos.

Quais ações concretas conseguimos realizar para podermos de fato ter um verdadeiro Cuidado da Criação?

Procuremos nos empenhar com as iniciativas apreciadas e incentivadas pelas nossas comunidades, de forma que, possamos contribuir por uma consciência ecológica mais concreta, ou seja, cuidado com a fauna e flora.

Que façamos ecoar o que o Papa exorta: “quero pedir, em nome de Deus, às grandes empresas extrativas - minerais, petrolíferas, florestais, imobiliárias, agroalimentares - que deixem de destruir florestas, zonas úmidas e montanhas, que deixem de poluir rios e mares, que deixem de intoxicar as pessoas e os alimentos”.

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Confira a mensagem completa aqui.