Papa Francisco lamenta morte de Bento XVI “Pessoa nobre e gentil”

Na noite do último dia de dezembro de 2022, o Papa Francisco comentou pela primeira vez, o falecimento do Papa Emérito Bento XVI, na Basílica de São Pedro, durante a Oração das Vésperas.

"Falando de gentileza, o pensamento espontaneamente vai ao querido Bento XVI, que nos deixou essa manhã. Com comoção lembramos de sua pessoa tão nobre e gentil. E sentimos no coração tanta gratidão. Gratidão a Deus por tê-lo nos dado à Igreja e ao mundo; gratidão a ele por todo o bem que ele fez e pelo bem que fez à Igreja, pelo seu testemunho de fé, especialmente nos últimos anos de vida reclusa, que só Deus conhece a força e o valor de sua intercessão e dos sacrifícios feitos pelo bem da Igreja", disse.

Bento XVI morreu neste sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos, após o seu estado de saúde ter se agravado. A confirmação do falecimento foi feita pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Após o falecimento de Bento XVI

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a chegar no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, na manhã do sábado, 31 de dezembro, após a morte de Bento XVI ter sido informada pelo Secretário do Religioso, Monsenhor Georg Gaenswein, revelou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, neste domingo 1º de janeiro. O representante ainda afirmou que, após se despedir do corpo, o líder católico fez um momento em oração dentro da capela da estrutura.

Velório e Funeral

De acordo com o Vaticano, o velório de Bento XVI será na Basílica de São Pedro, a partir desta segunda-feira, 2. O funeral será realizado na próxima quinta-feira, 5, às 9h30 (horário local). A cerimônia acontecerá na Praça São Pedro e será presidida pelo papa Francisco.

São previstas entre 30 a 35 mil pessoas por dia na Basílica de São Pedro para a visitação do corpo e, aproximadamente, 60 mil pessoas na quinta-feira no dia do Funeral. Foram convidados chefes de estado de todo o mundo para as cerimônias.

Fotos: Vatican News e Vatican Pool