Santa Missa de Ano Novo e Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus são realizadas na Co-Catedral

A passagem de ano foi marcada pela Santa Missa na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição, Volta Redonda, com presidência do Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

No dia 31 de dezembro, também foi realizada a Oração das Vésperas às 18 horas. A Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus foi celebrada na manhã do primeiro dia de 2023.

Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

A primeira celebração da Igreja Católica no ano é dedicada a Nossa Senhora, a Santa Mãe de Deus. Abrir um novo ano celebrando a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz lembrar que a salvação através de Nosso Senhor, chegou pelo sim de uma mulher, de uma virgem que deu seu “sim” a Deus.

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios: em 325, o Concílio de Nicéia; e, em 381, o de Constantinopla. Esses dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. No terceiro Concílio Ecumênico, em 431, Maria Santíssima foi aclamada Mãe de Deus, em grego, Theotókos. Deus se fez carne por meio de Maria, começou a fazer parte de um povo, constituiu o centro da história. Ela é o ponto de união entre o céu e a terra.

Assim, em 1931, por ocasião do XV centenário do Concílio, o Papa Pio XI instituiu a sua festa litúrgica, que já se celebrava no século VII.