Adeus ao Papa Emérito Bento XVI: "Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito"

Adeus ao Papa Emérito Bento XVI: "Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito"

Cerca de 130 mil fiéis acompanharam a Santa Missa Exequial do Papa Emérito Bento XVI, na manhã desta quinta-feira, 5, na Praça de São Pedro, no Vaticano. A celebração foi concelebrada por mais 120 cardeais, 400 bispos e quase 4 mil sacerdotes, além do cardeal-decano, Giovanni Battista Re.

Bento XVI foi enterrado de acordo com seus desejos no mesmo local nas criptas sob a Basílica de São Pedro, onde o Papa João Paulo II foi originalmente enterrado em 2005, antes de seu corpo ser realocado para uma capela na Basílica em 2011.


O funeral seguiu o protocolo de um Papa reinante, com algumas modificações. Na homilia, o Papa comentou a leitura extraída de Lucas 23, 46, de modo especial a seguinte frase: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Para Francisco, Bento XVI cultivou a consciência do pastor que não pode carregar sozinho aquilo que, na realidade, nunca poderia sustentar sozinho e, por isso, soube abandonar-se à oração e ao cuidado do povo que lhe está confiado.


Conclusão da Santa Missa e o último adeus

Na conclusão da celebração, o Papa Francisco presidiu o rito da última recomendação e da despedida. O Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, aspergiu água benta no caixão do Papa Emérito e o incensou.

Antes de que o caixão com o corpo de Bento XVI fosse levado para o interior da Basílica, o Papa Francisco fez uma última reverência a seu antecessor com uma oração. Na sequência, em um rito privado (sem a transmissão pelo Vaticano) foi colocada uma faixa no caixão com selos do Capítulo de São Pedro, da Casa Pontifícia e das celebrações litúrgicas. O caixão de cipreste foi então colocado em um caixão de zinco, maior, que é soldado e selado. Depois, é inserido em outra caixa de madeira que é depositada no local que anteriormente foi ocupado por São João Paulo II.



O Pontificado de Bento XVI em Dados

3 Encíclicas; 275 Cartas; 67 Cartas Apostólicas; 4 Exortações Apostólicas; 123 Constituições Apostólicas; 24 Viagens internacionais e 30 visitas em solo italiano; 348 Catequeses; 394 Homilias; mais de 1500 Discursos; 3 Jornadas Mundiais da Juventude; 44 Canonizações de Santos e 90 Nomeações de Cardeais.

Conheça a História de Bento XVI

A Santa Missa de Exequial de Bento XVI

Fotos: Vatican Media