Pascom Diocesana se prepara para celebrar o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Pasconeiros da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda celebram no dia 21 de maio, o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, na solenidade da Ascensão do Senhor. A data é celebrada anualmente e foi instituída em 1967 pelo Papa Paulo VI, como uma oportunidade para refletir sobre o papel das comunicações sociais na sociedade moderna.

Todos os anos, a Igreja escolhe um tema específico para a data, que é então refletido em uma mensagem do Papa para essa ocasião. Essa mensagem é amplamente divulgada e discutida em todo o mundo, especialmente entre os meios de comunicação católicos.

Qual é o papel do Dia Mundial das Comunicações Sociais?

Promover uma reflexão sobre como as comunicações sociais podem ser usadas de forma positiva e construtiva para o bem comum. Através de discursos, mensagens e outras iniciativas, a Igreja Católica visa encorajar o uso responsável e ético da mídia e das tecnologias de comunicação.

A mensagem do Papa Francisco

Em janeiro, o Santo Padre divulgou a mensagem para o ano de 2023: “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor”. “

É o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora. Não devemos ter medo de proclamar a verdade, por vezes incômoda, mas de fazê-lo sem amor, sem coração. Só ouvindo e falando com o coração puro é que podemos ver para além das aparências, superando o rumor confuso que, mesmo no campo da informação, não nos ajuda a fazer o discernimento na complexidade do mundo em que vivemos”, Papa Francisco no início da mensagem.

Confira a mensagem completa aqui.

Subsídio pastoral para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

No final de abril, a Pascom Brasil disponibilizou para todos os pasconeiros um subsídio pastoral para estudos e reflexões em preparação para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Acessível pela internet e de forma gratuita, os colaboradores da Pastoral da Comunicação (Pascom), podem desfrutar de dicas para a divulgação da palavra de Deus através dos mais diversos meios de comunicação. Além disso, o subsídio apresenta dicas de leituras e filmes para acompanhar durante todo o mês de maio.

Acesse o Subsídio aqui.

Celebração Diocesana

Para a melhor participação dos Diocesanos, a Santa Missa pelo 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, acontecerá no dia 20 de maio, às 12h15 no Santuário Mariano da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique.

As redes sociais da Diocese e a Rádio Sintonia do Vale (98,9 FM) transmitem a Santa Missa.

Local: Santuário Mariano da Medalha Milagrosa

Endereço: Rua 537, número 10, Jardim Paraíba, Volta Redonda