Funcionários da Diocese participam de último encontro de formação em Barra Mansa

Nesta segunda-feira, 2 de outubro, a Diocese, através do Secretariado de Pastoral, promoveu a última série de capacitação dos secretários e secretárias paroquiais. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Formação Cristã, em Barra Mansa.

Para os últimos estudos, os funcionários participaram de duas formações e, na sequência, vivenciaram a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique. Após a celebração, seguiram para um momento de confraternização em comemoração ao Dia do (a) Secretário (a).

O projeto de desenvolvimento e atualização profissional iniciou em março deste ano, visando potencializar os trabalhos dos funcionários da Diocese.

Durante a celebração, Dom Luiz Henrique reforçou que os trabalhos dos secretários e secretárias é fundamental para o processo de evangelização. “Queremos agradecer a dedicação e ações desenvolvidas em nossas comunidades. Importante ressaltar a missão pastoral de cada um, ajudando os fiéis com uma orientação por meio de direcionamentos equilibrados e adequados, dessa forma, nossos irmãos e irmãs compreendem os processos e a dinâmica da Igreja”, disse o Bispo Diocesano.

1ª Formação

A primeira formação sobre o Direito Matrimonial aconteceu com a Assessoria do Padre José Edilson, Vigário Judicial da Diocese.

2ª Formação

Para o segundo momento formativo, os funcionários receberam a assistência de Joana Darc Oliveira, sobre a valorização dos trabalhos dos secretários e secretárias.

O Dia do Secretário

O dia 30 de setembro é comemorado o Dia do Secretário, data em que a igreja Católica celebra o patrono da profissão, São Jerônimo. O santo foi secretário do Papa São Dâmaso e o auxiliou na tradução da Bíblia para o latim. O secretário (a) paroquial é responsável por acolher e auxiliar na proximidade entre os fiéis e a paróquia, a Igreja.