Celebração marca aniversário dos Bispos Eméritos da Diocese

Celebração marca aniversário dos Bispos Eméritos da Diocese

Neste sábado, 7 de outubro, a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda celebrou com alegria e júbilo, os aniversários dos Bispos Eméritos, Dom João Maria Messi e Dom Francisco Biasin.  A Santa Missa aconteceu na Igreja Matriz Santa Cecília, em Volta Redonda.

A celebração foi presidida por Dom Francisco Biasin, com a concelebração de Dom João Maria Messi e Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano. Milhares de fiéis participaram da Santa Missa, louvando e agradecendo ao Senhor pela vida de nossos Bispos Eméritos.


Durante sua fala, Dom Luiz Henrique recordou que poucas Dioceses dispõem de um privilégio em conviver com dois Bispos Eméritos, ainda mais missionários. “Nos reunimos para celebrar em comunidade, os aniversários de Dom João e Dom Francisco. Louvamos a Deus por este momento especial e, também, por enviar ao povo pastores dedicados e fiéis, verdadeiros servidores do reino. Agradeço aos caros Bispos Eméritos pela presença, proximidade e comunhão. Presença discreta e importante para o enriquecimento de nossa Diocese”, frisou o Bispo Diocesano. 


Presidente da celebração, Dom Francisco Biasin fez uma retrospectiva de sua trajetória de vida Presbiteral e Episcopal. O Bispo lembrou com carinho dos presbíteros que o encaminharam para o ministério e relembrou das marcas de seu governo episcopal na Diocese de Pesqueira, Pernambuco, e Barra do Piraí -Volta Redonda. Ao encerrar sua fala, reviveu um trecho de sua carta de renúncia ao governo Diocesano ao completar 75 anos, em 2019. “Desejo expressar a Deus Pai, a Jesus Bom Pastor e ao Divino Espírito e a todos vocês, 3 três vibrações do meu coração. Obrigado, perdão e coragem”, recordou o Bispo Emérito. 

Ele finalizou, “sinto-me obrigado a permanecer no meio de vocês, pois é a única maneira que tenho para expressar concretamente a minha gratidão, podendo usufruir ainda de seu aconchego e continuar a oferecer o meu. Deus seja louvado, bendita seja Maria e o povo abençoado, amém!”, recordou com o trecho final da carta, Dom Francisco Biasin.  

Dom João Maria Messi, em sua saudação, agradeceu aos presentes pelas homenagens e aos Bispos. “Quero agradecer primeiramente ao Deus ótimo e máximo. Obrigado Dom Luiz Henrique pelas palavras traçadas durante o início da celebração. E a Dom Francisco Biasin, que aceitou minha proposta de celebrarmos juntos os nossos aniversários, momento de gratidão a Deus. Que o Senhor abençoe a todos”, disse o Dom João. 


Dom João Maria Messi - 89 anos de Vida, 35 anos de Ordenação Episcopal e 65 anos de Presbítero. 

Religiosos da Ordem dos Servos de Maria, nasceu em Recanati, na localidade de Santa Cruz, na Itália, em 5 de outubro de 1934. Filho de Maria Caporaletti e de Orestes Messi, é o mais novo dos três irmãos. Foi ordenado no dia 7 de abril de 1958, em Roma.

No dia 15 de junho de 1988, São João Paulo II o nomeia Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, onde ingressou em 11 de setembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Ave, Cheia de Graça” Foi nomeado Bispo de Irecê, na Bahia, em 21 de março de 1995 e lá ficou até 1999. Nesse ano foi nomeado como  0 6º Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, onde teve seu ingresso oficializado no dia 27 de fevereiro de 2000. Esteve como Bispo Diocesano entre 2000 e 2011.

Dom Francisco Biasin - 80 anos de vida, 20 anos de Ordenação Episcopal e 55 anos de Presbítero

Dom Francisco Biasin nasceu em Arzercavalli, Pádua, na Itália, em 06/09/1943. É filho de Attilio Biasin e Vitória Biasin. Foi ordenado sacerdote em 20/04/68 e Bispo em 12/10/2003. Escolheu o lema “Dar a vida pelos irmãos”.

Sua nomeação episcopal aconteceu em 2003 por São João Paulo II. A ordenação sagrou-se pela imposição das mãos de Dom Dino Marchió e, sua primeira missão, foi em Pesqueira, Pernambuco, entre 2003 e 2011. 

Dom Francisco foi nomeado como o 7º Bispo para a Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda em 8 de junho de 2011 e tomou posse em 28 de agosto do mesmo ano. Seu governo Diocesano aconteceu entre 2011 e 2019. 

Homenagens da Prefeitura de Volta Redonda 

Representante da prefeitura de Volta Redonda, a Secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Maria da Glória Amorim, entregou aos Bispos Eméritos, uma placa comemorativa assinada pelo prefeito Antônio Francisco Neto e pelo vice-prefeito, Sebastião Faria. “Nosso muito obrigado por partilhar tão generosamente com nosso povo parte valiosa desta história que Deus lhe confiou”, trecho da homenagem 


Lembranças dos Episcopados

Ao final da celebração, os Bispos Eméritos receberam presentes referentes aos lemas episcopais. Dom João Maria Messi ganhou uma tela com seu brasão “Ave, Cheia de Graça”. Dom Francisco Biasin recebeu uma escultura da ave pelicano, em alusão ao seu lema episcopal “Dar a vida pelos irmãos”.

Reveja a Celebração



Fotos: Lúcia de Paula, Flávia Gumieri e Lara Silva (Pascom Diocesana).