Alerj realiza entrega do Diploma Dom Waldyr Calheiros de Novaes

O plenário da Câmara de Vereadores de Volta Redonda ficou lotado na noite de sexta-feira, 20 de outubro, para a cerimônia de entrega do Diploma Dom Waldyr Calheiros de Novaes. De autoria do Deputado Estadual Jari Oliveira, a honraria visa reconhecer pessoas com atuação de destaque em lutas sociais e na defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Compuseram a mesa diretora da Câmara dos Vereadores para a cerimônia, o Deputado Estadual Jari Oliveira; o Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, Dom Luiz Henrique; o Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Vigário Episcopal para a Promoção da Pessoa Humana e Cuidado da Casa Comum, Padre Juarez Sampaio, o Vereador Raone Ferreira; Irmã Ana Vicente Soares e Maria da Conceição dos Santos. Também participou da entrega do Diploma, o Vereador Jorginho Fuede.

Mais de 50 pessoas foram homenageadas com o diploma, dentre elas, os Bispos Eméritos da Diocese, Dom João Maria Messi e Dom Francisco Biasin. Também receberam a comenda o Monsenhor Nobuo Sano; Padre Clésio Vieira; Padre Juarez Sampaio; Padre Matias Costa; Padre Flávio Luis Alves e o Padre Nilson Santos.

Segundo o Deputado Estadual Jari Oliveira, o Diploma está ligado às comemorações do centenário de Dom Waldyr. “A distinção visa a homenagear, no ‘Ano do Centenário de Dom Waldyr Calheiros Novaes’, as pessoas que estiveram com ele ou compartilhando das suas ações nas lutas sociais e em defesa dos mais vulneráveis no Estado do Rio de Janeiro”, comentou o Deputado.

“Parabenizo o Deputado Estadual Jari Oliveira pela iniciativa do Diploma Dom Waldyr Calheiros de Novaes. Fazer a memória de nosso 5º Bispo Diocesano, reconhecendo todo o seu legado ao longo dos 33 anos de ministério episcopal em nossa Diocese, é um sinal de gratidão aos trabalhos desenvolvidos”, disse Dom Luiz Henrique.

O Diploma Dom Waldyr Calheiros

O diploma leva o nome de Dom Waldyr Calheiros, que ficou conhecido pelo engajamento em lutas sociais, como o movimento dos posseiros, o movimento sindical e a luta contra a ditadura militar. Dom Waldyr foi Bispo Diocesano de Barra do Piraí - Volta Redonda, entre 1966 e 1999.