2024: Um ano dedicado à oração

O Papa Francisco proclamou 2024 como o "Ano da Oração" para toda a comunidade Católica, em preparação para o Jubileu de 2025. Esta decisão encerra um período de reflexão profunda em 2023, focado na análise dos ensinamentos e resultados do Concílio Vaticano II. Este ano especial, enfatiza a importância da oração tanto individual quanto coletiva em todas as Dioceses, promovendo a ideia de "peregrinações de oração".

Esse seu primeiro artigo do ano, Dom Luiz Henrique, destaca reflexões sobre o Ano da Oração.  Motivados pelas palavras do Santo Padre, empenhemo-nos em dedicar o ano de 2024 a uma grande ‘sinfonia’ de oração. Um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do Pai Nosso – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos”, apontou o Bispo Diocesano.

Os Santuários Diocesanos também são oportunidades para a medicação da Palavra de Deus e a contemplação oracional, como propõe o Bispo. “Em nossa Diocese, temos dois Santuários onde poderemos organizar momentos de peregrinação: o Santuário da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda, e o Santuário Eucarístico, em Floriano, Barra Mansa”, relembrou.

“Conclamo todas as comunidades eclesiais, movimentos, pastorais, comunidades de vida e grupos de oração a intensificarem seus momentos de formação e espiritualidade. Avançamos bastante em nossas organizações e atividades pastorais. Contudo, essas atividades, muito apreciadas por sinal, só se manterão firmes no seguimento de Cristo por uma verdadeira espiritualidade”, ressalta Dom Luiz Henrique.

Leia o Artigo de Dom Luiz Henrique sobre o Ano da Oração – Clique aqui!

Apontamentos sobre a Oração

1.Rezar hoje "um desafio a vencer”

2. Rezar com os salmos

3. A oração de Jesus

4. Rezar com santos e pecadores

5. As parábolas da oração

6. A Igreja em oração

7. A oração de Maria e dos santos

8. A oração que Jesus nos ensinou: Pai Nosso

Carta do Papa Francisco sobre o Jubileu

Acesse o material aqui

Oração do Jubileu

Pai que estás nos céus,

que nos deste no

teu filho Jesus Cristo, nosso irmão,

e a chama de caridade

derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo

despertem em nós a bem-aventurada esperança

para a vinda do teu Reino.

A tua graça nos transforme

em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho

que fermentem a humanidade e o cosmos,

na espera confiante

dos novos céus e da nova terra,

quando, vencidas as potências do Mal,

se manifestar para sempre a tua glória.

A graça do Jubileu

reavive em nós, Peregrinos de Esperança,

o desejo dos bens celestes

e derrame sobre o mundo inteiro

a alegria e a paz

do nosso Redentor.

A ti, Deus bendito na eternidade,

louvor e glória pelos séculos dos séculos.

Amém