Ano da Oração

Caros Diocesanos,

Inicio esta primeira reflexão de 2024 desejando a todos que este seja um tempo especial de crescimento na caminhada de fé, com muita prosperidade em todos os aspectos importantes da nossa vida.

Este ano se reveste de uma especial temática proposta pelo Papa Francisco para o Jubileu 2025, ressaltando que o jubileu representou sempre na vida da Igreja um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social. Pede-nos o Santo Padre que nos dediquemos à oração, para que nossa espiritualidade fecunde este tempo especial de preparação. O Papa aponta que “somos chamados a realizar uma preparação que permita ao povo cristão viver o Ano Santo em todo o seu significado pastoral”.

Motivados pelas palavras do Santo Padre, empenhemo-nos em dedicar o ano de 2024 a “uma grande ‘sinfonia’ de oração… um ano intenso de oração, em que os corações se abram para receber a abundância da graça, fazendo do Pai Nosso – a oração que Jesus nos ensinou – o programa de vida de todos os seus discípulos”.

A sugestão do Papa nos desafia a cultivar momentos especiais de meditação de cada frase do Pai Nosso, que muitas vezes, infelizmente, se torna uma prece proferida de forma rápida e mecânica, sem que “saboreemos” o sentido e as dimensões tão especiais e profundas que ela nos aponta para nossa caminhada de fé.

Conclamo todas as comunidades eclesiais, movimentos, pastorais, comunidades de vida e grupos de oração a intensificarem seus momentos de formação e espiritualidade. Avançamos bastante em nossas organizações e atividades pastorais. Contudo, essas atividades, muito apreciadas por sinal, só se manterão firmes no seguimento de Cristo por uma verdadeira espiritualidade.

Em nossa Diocese, temos dois Santuários onde poderemos organizar momentos de peregrinação: o Santuário da Medalha Milagrosa, em Volta Redonda e o Santuário Eucarístico, em Floriano, Barra Mansa.

Empenhemo-nos nesse caminhar orante e contemplativo, de maneira que, nossas atividades eclesiais sejam verdadeiras experiências de encontro com Cristo, que dá sentido a todas as nossas ações missionárias, pastorais e sociais.

O Papa Francisco conclui sua carta exortativa para o Ano da Oração pedindo à Virgem Maria que acompanhe a Igreja no caminho de preparação para o Jubileu. Maria, como ninguém, viveu sua experiência de doação e fidelidade ao “Sim”, na escuta atenta e contemplativa, guardando todas as coisas no coração e renovando seu assentimento à vontade de Deus em todas as circunstâncias da vida, mesmo as mais pesadas e difíceis.

Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, esteja conosco com sua materna proteção. Como Ela, renovemos nossa fidelidade e perseverança ao Senhor, fazendo tudo o que Ele nos disser.

O Senhor é nossa força!