Festa Seminário Diocesano

Prezados Diocesanos,

Estamos para realizar mais uma festa vocacional, organizada pelo Seminário Diocesano Santo Oscar Romero, no Vicariato Resende, precisamente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e no Colégio Santa Ângela.

O evento tem como meta angariar fundos para manutenção dos nossos seminaristas de forma que, possamos oferecer aos futuros padres uma formação de qualidade a contribuir para que nossas comunidades tenham pastores bem preparados e empenhados no serviço ao povo de Deus. Ressaltamos que o Seminário não pode ser entendido como despesa simplesmente. Esta é uma simplória e estreita visão, mas entende-se como importante investimento na preparação dos nossos ministros ordenados.

Desejamos na Diocese, proporcionar a nossos jovens vocacionados, formação integral para melhor servir a comunidade cristã, com sólida interioridade, sem fragmentações doentias, ou seja, jovens sempre mais conscientes de sua missão e dispostos a iniciar essa lindíssima aventura da fé com o chamado de Deus.

Cabe ao Bispo Diocesano esse acompanhamento direto. Conto, para isso, com colaboradores nessa tarefa. No exercício do meu ministério episcopal, criei o Conselho de Ordens e Ministérios (COM), composto pelos Reitores dos nossos seminários, Coordenador de Pastoral, Vigário-Geral, Chanceler da cúria, representante do Clero e o assessor dos diáconos permanentes para podermos nos reunir periodicamente a partilhar os desafios da formação. Essa tarefa do Bispo não deve ser negligenciada, inclusive, as recomendações pastorais da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para a América Latina nº 54 afirma: “compete aos Bispos cultivar em seus seminaristas e presbíteros um estilo de relação fundamentada na fé, na sinceridade, na proximidade, na abertura e em confiança, em um espírito de paternidade e amizade, superando uma comunicação puramente funcional e esporádica”.

Evidentemente, a Festa do Seminário não se restringe somente a questão financeira, mas também, excelente oportunidade para promoção vocacional. Pela graça de Deus, constatamos o interesse de nossos jovens em discernir o chamado de Deus. Nossa Pastoral Vocacional tem se aprimorado em oferecer para nossos(as) jovens, momentos adequados de reflexão e discernimento no sentido de auxiliá-los e assim tenham condições de responder ao convite que o Senhor lhes faz. Para isso, a Pastoral Vocacional trabalha com as dimensões próprias que auxiliam essa reflexão, ou seja, aspectos psicológicos, formativos e espirituais. A partir destes acompanhamentos, os(as) jovens podem decidir se estão sendo chamados(as) para vida religiosa, matrimonial ou ministerial. Costumamos dizer que uma “vocação acertada, vida feliz”.

A Festa do Seminário deste ano acontece no Ano Vocacional promovido pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), cujo lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-22) e “Jesus chamou os que Ele quis” (Mc 3,13-19). As passagens bíblicas nos despertam para a importância de uma cultura vocacional, pois entendemos que todo ser humano é um ser Vocacionado, por isso, teremos no contexto de nossa festa uma caminhada vocacional, buscando oferecer um ambiente de confraternização e espiritualidade.

Desejamos que nossas comunidades se mobilizem para estar com nossos seminaristas, demonstrando apoio, proximidade e alegria pela perseverança deles neste evento tradicional da nossa Diocese. Procuremos, também, intensificar nossas orações pelas vocações, para que os jovens não tenham medo de aderir ao projeto de Deus em suas vidas.

O Senhor é nossa força!