Visita Pastoral

Prezados Diocesanos,

No mês de junho, tive a oportunidade de iniciar as Visitas Pastorais em nossa Diocese. A primeira visita foi realizada na Paróquia São José, em Itatiaia, e a segunda na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Piraí, ou seja, nos extremos de nosso território. Dessa forma, aos poucos, conforme os andamentos do calendário Diocesano anual, terei condições de visitar todas as paróquias que compõem nossa Diocese.

No segundo semestre deste ano, estão previstas mais duas visitas pastorais: na Área Pastoral de Penedo e Visconde de Mauá e nas Paróquias de São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, no município de Paulo de Frontin.

Em que consiste a Visita Pastoral? Conforme nos acena o Código de Direito Canônico, deve ser um compromisso do Bispo Diocesano e tem dupla finalidade: para que se possa informar, de modo direto, sobre a situação e circunstâncias da Igreja particular e para animar todos os fiéis a cumprir cada vez com maior intensidade os seus próprios deveres.

A Visita Pastoral constitui um momento privilegiado de contato do Bispo com o povo de Deus confiado aos seus cuidados e, por conseguinte, deve ser um momento forte de evangelização e animação missionária. Em seus objetivos, a Visita Pastoral, poderá proporcionar:

1º) Um reavivamento da comunhão eclesial;

2º) Avaliar a caminhada da paróquia à luz das orientações, diretrizes e projetos pastorais diocesanos;

3º) Estimular presbíteros, diáconos, religiosos, leigos e leigas a assumirem a “pastoral de conjunto”, em clima de fraterna comunhão e corresponsabilidade pastoral, de forma que a paróquia não se coloque como um “corpo estranho” ou uma “ilha isolada” das demais comunidades que compõem a Diocese.

Para isso, o Bispo recordará a todos a importância de uma espiritualidade Diocesana, em que se sintam comprometidos com a vida da Diocese e busquem se envolver com as atividades, eventos propostos pelo pastor próprio, isto é, o Bispo Diocesano. Esta corresponsabilidade se concretiza na cooperação em vários níveis da vida Diocesana.

A Visita Pastoral deve ser também uma especial oportunidade para maior convivência com os presbíteros que colaboram naquela paróquia. Da mesma forma, também pode ser um especial momento de diálogo com a sociedade civil, de reuniões de escuta que possibilitem ao Bispo, a oportunidade de conhecer os desafios da caminhada paroquial. Para isso, o Bispo dedicará um tempo oportuno, para estar com o Conselho Pastoral Paroquial e as demais pastorais, movimentos e grupos de reflexão, como também, o Conselho Econômico Paroquial. Procurará conhecer o trabalho da secretaria e como estão as demais dependências da Paróquia, averiguando o cuidado que se deve ter com os livros paroquiais. Deve-se ter especial atenção aos livros históricos e sua conservação, como também, demais objetos religiosos de relevante valor histórico e artístico.

Após o término da Visita Pastoral, será consignado em Ata (Livro de Tombo da Paróquia e da Diocese) um relatório e, após a visita, se procurará fazer uma avaliação para devidos encaminhamentos se houver, conforme as orientações do Bispo visitador.

Para melhor realizar essa visita, que não pode ser confundida com uma “fiscalização episcopal”, mas, pelo contrário, seja momento de escuta, diálogo e proximidade do pastor, é que, em nossa Diocese, prepara-se uma “Pré-Visita Pastoral”, de forma que haja oportunidade para que as lideranças da Paróquia, juntamente com seu Pároco, se organizem e assim os frutos de Visita Pastoral se façam sentir.

Nas duas primeiras experiências de Visita Pastoral, tive a oportunidade de realizar encontros, visitas aos fiéis enfermos e idosos, celebrar com o povo, escutar os fiéis e participar um pouco mais da vida das paróquias visitadas. Neste aspecto gostaria de agradecer à equipe da Pré-Visita (Coordenação de Pastoral, Chancelaria, Vigário Geral), que muito se empenhou para uma boa organização.

De minha parte, como Bispo que deseja estar próximo do rebanho, foi uma experiência enriquecedora por conta da proximidade com os fiéis, através das visitas aos enfermos, idosos, pastorais e comunidades. Quero agradecer o empenho dos respectivos párocos por acolhida tão fraterna.

Meu mais profundo desejo é que nossas comunidades possam se sentir ainda mais comprometidas com a vida da Diocese, levando-as a uma maior participação nos Vicariatos Episcopais e em toda a vida Diocesana.

Em tempos tão desafiadores como os nossos, mais do que nunca, precisamos testemunhar a comunhão, solidariedade, partilha e sentimento de pertença.

Agradeço a todos os envolvidos nas Visitas Pastorais realizadas e peço orações, para que possamos realizar as próximas com sabedoria e discernimento, visando o bem e o crescimento espiritual, pastoral e missionário de nossa amada Diocese.

O Senhor é nossa força!

+ Luiz Henrique da Silva Brito