Ano da Oração e Sinodalidade em pauta na primeira reunião Pastoral do Regional Leste 1 de 2024

Na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, a presidência do Regional Leste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizou um importante encontro com os coordenadores de pastoral das dioceses do estado do Rio de Janeiro, juntamente com os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços organizados em nível regional. O encontro, marcado como o primeiro deste ano de 2024, teve lugar na Sala Padre Fernando, no Centro de Formação da Diocese de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu e presidente do regional, e Dom Luiz Henrique, Bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda e vice-presidente do organismo, deram as boas-vindas aos participantes e introduziram a agenda do dia, relembrando as pistas de ação elaboradas na última Assembleia Regional. Dom Antônio Catelan, Bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário do regional, esteve ausente na reunião devido a compromissos com a Comissão Teológica Internacional em Roma, da qual é membro

O destaque do encontro foi a abordagem feita pelo Padre Paulo Sérgio, Coordenador de Pastoral da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, que trouxe um resumo do encontro promovido pela CNBB em Brasília (DF) em preparação para o Jubileu da Esperança. O evento que aconteceu em janeiro passado contou com a presença de Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé. Padre Paulo enfatizou a importância das dioceses no processo de preparação, especialmente na vivência do Ano da Oração proposto para todo o ano de 2024.

Além disso, o Padre Alcindo Martins, coordenador de pastoral da Diocese de Duque de Caxias, trouxe aos presentes uma análise das etapas do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade. Ele recordou o que até agora foi proposto, sintetizado e elaborado, além de abordar a necessidade de resposta à nova consulta enviada pela Santa Sé às Dioceses.

Para encerrar o encontro, os coordenadores das pastorais, movimentos e serviços regionais apresentaram o planejamento e as atividades pastorais organizadas em nível regional para o ano de 2024. Essa reunião marca um passo significativo na coordenação e planejamento das atividades pastorais da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro, demonstrando um compromisso contínuo com a missão e a ação evangelizadora em nossa região.