Regional Leste 1 se prepara para a 17ª Romaria Estadual da Terra e das Águas

Representantes do Regional Leste 1 participaram na terça-feira, 5 de março, da primeira reunião para a organização da 17ª Romaria Estadual da Terra e das Águas, que acontecerá em 2025, na Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda.

A Romaria é um evento organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que envolve peregrinações realizadas por comunidades, grupos e movimentos em regiões onde há preocupações ambientais relacionadas à terra e aos recursos hídricos.

Participaram da reunião o vice-presidente do Regional e Bispo Diocesano, Dom Luiz Henrique; o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Paulo Sérgio Almeida; o vice-coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Iago de Almeida; o Assessor da CPT do Regional, Padre Jorge Paim; o Vigário Episcopal para Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, Padre Juarez Sampaio e o Vigário Episcopal de Barra do Piraí, Padre Carlos Alberto Júnior. Também estiveram presentes membros de pastorais e movimentos da Diocese.

No estado do Rio de Janeiro, desde 1986, foram realizadas 16 edições da Romaria, sendo a última promovida em julho de 2022, na Diocese de Itaguaí, com a presença de mais de 2 mil peregrinos.

“Acolhemos com muita alegria a Romaria Estadual da Terra e das Águas, que acontecerá em território Diocesano no ano de 2025. Estaremos à disposição para colaborar com a organização do evento”, disse Dom Luiz Henrique.

Organização

A CPT coordena os preparativos do evento com a colaboração de representantes da Diocese. Em breve, serão divulgados o local da 17ª Romaria, o tema e o lema.