Seja generoso! Colabore com a Coleta Nacional da Solidariedade

Já pensou em fazer a diferença na vida de muitas pessoas através de projetos sociais da Igreja?  A Coleta da Solidariedade, um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, nos chama para ajudar o próximo. Ela alimenta os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.

Neste ano, a coleta acontece no dia 24 de março, Domingo de Ramos, em todas as comunidades do Brasil. A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano.

A Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos em um movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil.

O tema deste ano está em sintonia com a Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).

Como acontece a destinação da Coleta da Solidariedade?

Realizada em todo o país, a coleta é gerenciada pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta), o FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para o apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) (60% da coleta) permanece na Diocese de origem, os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.

Dados de 2023

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos indicados pelos bispos e distribuídos R$ 6.577.799,88 em todo o país.